Constante em projetos luminotécncios, a temperatura de cor de uma fonte luminosa é uma importante característica pois está diretamente ligada a sua aplicação. A temperatura de cor expressa a aparência da cor emitida pela fonte de luz.

MIK_7572a

 

Medida em Kelvin (K), quanto mais alta a temperatura, mais clara é a tonalidade da cor. Por exemplo, quando falamos uma luz quente ou fria, não nos referimos exatamente à temperatura física da lâmpada, mas sim à sua tonalidade.

Escala de Temperatura de Cor

Lâmpadas quentes possuem temperatura de cor em torno de 2700K, no caso de lâmpadas incandescentes por exemplo. Lâmpadas frias possuem temperatura de cor em torno de 6500K, caso de muitas lâmpadas fluorescentes.

É importante sabermos desta informação no momento de definir a temperatura de cor que utilizaremos em cada ambiente, se considerarmos que luz com tonalidade de cor mais quente torna-se mais aconchegante e relaxaste, sendo ideal para salas de estar, dormitórios, etc. Já luz mais clara torna-se mais estimulante e geralmente são utilizadas em ambientes de trabalho, como escritórios por exemplo.