Ao escolher o tipo de iluminação, é necessário levar em consideração alguns fatores: as dimensões do ambiente, sua funcionalidade, as cores que devem predominar, etc. Um dos conceitos básicos em iluminação é o tipo de luz que a luminária produz, que pode ser dividida em três modalidades: Luz Difusa, luz Direta e Luz Indireta.

Luz Difusa

Na luz difusa, como o próprio nome sugere, utiliza-se um difusor, geralmente de vidro ou acrílico, para suavizar a luz, assim ela deixa de possuir a intensidade e o brilho da luz direta. A luz difusa tende a se espalhar e não provoca sombras fortes, demarcadas. Trata-se de uma luz mais confortável.
Luz difusa

A luz difusa evita o ofuscamento e cria ambientes iluminados de forma mais homogênea

 

Luz direta

Já a luz direta incide diretamente sobre uma superfície. Muito utilizada para se destacar peças decorativas como quadros e esculturas. É também utilizada sobre mesas de trabalho pois auxiliam na leitura e concentração. Deve ser utilizada com bom senso pois pode tornar-se cansativa, uma vez que cria sombras “duras” (com grande diferença entre os pontos mais claros e mais escuros).

 

Luz indireta

A luz direta cria efeitos mais “dramáticos”, com sombras mais duras. Ideal para destacar objetos como peças decorativas.

 

Luz indireta

luz indireta (ou rebatida) é muito utilizada para se criar um efeito mais suave, porém ao invés
de se utilizar um difusor, neste caso a luz é direcionada a uma superfície (que pode ser, ou não, da própria luminária) e então refletida e diversas direções. Além de suavizar a luz, esta técnica permite a criação de belos efeitos, além de possibilitar soluções diferenciadas no design da luminária.
Luz indireta
Dependendo do projeto, o ideal é combinar diferentes tipos de luzes. Além de enriquecer o ambiente, é possível obter belos efeitos visuais. Além disso, estão disponíveis no mercado, soluções que combinam diferentes tipos de luzes no mesmo produto.
Conheça os produtos Newline para cada tipo de luz, em nosso site é fácil consultar o catálogo pelo tipo de luz: Difusa, direta ou indireta.