Apesar de existir e ser aplicada já há algum tempo, ainda existem muitas dúvidas sobre esta tecnologia e seus reais benefícios. Vamos explicar alguns pontos e entender melhor a tecnologia que a cada dia é mais utilizada em iluminação.

Basicamente, o LED (Light Emitting Diode), como o próprio nome define, é um diodo que emite luz quando eletrizado. Apesar de ser uma tecnologia existente há mais de 50 anos, apenas nos últimos anos o LED tem sido utilizado como fonte de luz para iluminação técnica e decorativa.

Placa de LED SMD

Placa de LED SMD

Quais os benefícios do LED para a iluminação?

A tecnologia LED oferece inúmeros benefícios para a iluminação, podemos destacar:

  • Grande economia de energia (até 85% quando comparado com lâmpadas incandescentes)
  • Tempo de vida útil maior (pode ser até 40 vezes maior se compararmos com uma lâmpada incandescente por exemplo)
  • Alta eficiência luminosa (relação consumo X fluxo luminoso)
  • Baixo aquecimento
  • Menor custo de manutenção
  • Não contém mercúrio (nocivo à saúde e à natureza)
  • Não emite raios UV

Com estas características, o LED, além de ser ecologicamente correto por economizar energia e ser um equipamento de longa vida útil (logo, com menor descarte), é um produto de alta eficiência, que pode gerar economia se considerarmos custos com energia elétrica e manutenção.

 

O LED é ideal para uso em escritórios onde o consumo de energia representa um grande custo

O LED é ideal para uso em escritórios onde o consumo de energia representa um grande custo

 

Qual o melhor tipo de LED? Como escolher?

Hoje já existe no mercado brasileiro inúmeros tipos de LED, com tecnologias diferentes e logo, qualidade diferentes. É importante pesquisar qual o tipo de LED que equipa a luminária que você irá adquirir. Os melhores LEDs do mercado são os que oferecem mais luz, que possam substituir uma lâmpada fluorescente por exemplo. Quando falamos em LED não é a potência que você deve considerar (W), mas sim sua eficiência luminosa (lúmen X watt). Culturalmente nos acostumamos com a idéia de que uma lâmpada de 60W ilumina mais do que uma lâmpada de 40W, isso é verdade quando falamos de lâmpadas incandescentes, mas não para o LED! Não se esqueça, sempre que adquirir uma luminária LED, considere sua eficiência luminosa como fator decisivo.

Outros pontos importantes a se considerar são: temperatura de cor (deve ser estável e uniforme) e sua vida útil.

 

A New Line possui luminárias com tecnologia LED?

A New Line lançou em 2014, sua nova linha de produtos com a tecnologia LED. Desenvolvidos pelo Studio New Line, as peças unem o que há de melhor em design e tecnologia. São arandelas, balizadores, embutidos e plafons que utilizam LEDs de alta qualidade, fornecidos pela Philips Lumileds®. Conheça a linha completa e leve esta tecnologia para sua casa ou escritório.

 

Selo Tecnologia LED

Este selo identifica os produtos com tecnologia LED da New Line